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TRABALHO EM EQUIPE MUITOS DIZEM SABER, MAS POUCOS FAZEM!

  • Foto do escritor: AirBPO
    AirBPO
  • 16 de set. de 2022
  • 4 min de leitura

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Lembro que a muitos anos atrás estava lendo um estudo sobre o quê as empresas procuram nos profissionais como Soft skills ou no português mais claro, como características pessoais. Lembro que os principais pontos eram: Flexibilidade (Adaptação, resiliência), Trabalho em Equipe, e boa comunicação.


Hoje em dia vemos alguns outros fatores sendo apontados pelas empresas que é ownership junto com accountability que é não somente assumir a responsabilidade mas mais que isso tratar as tarefas como dono dela, ou seja a responsabilidade de entrega como a de um dono de uma empresa. Mas o trabalho em equipe continua sendo apontado no topo da lista na busca de profissionais, pois para realizar grandes projetos é preciso envolver pessoas e envolver as mesmas do jeito certo.


Têm muito material na internet falando de teoria, mas minha intenção é compartilhar experiências e observações práticas por isso vou passar experiências aqui adquiridas pela minha vivência profissional, por leituras, observações e intercâmbio com colegas.

Para mim um profissional para trabalhar em equipe deve:

1- Ter o entendimento claro que é uma ilusão o quê as pessoas falam – “Não preciso de ninguém”. Até para nascer precisamos de duas pessoas no mínimo.

2- Entender que mais pessoas produzem mais, desde de quê corretamente coordenadas e motivadas:

3- Entender que o trabalho em equipe desempenha melhor quando todos têm a oportunidade de se expressar trazendo suas diferentes vivências para discussão.

4- Necessário também agir com respeito independente de hierarquia, com mente aberta para poder realmente ouvir o ponto de vista e experiência do outro sem julgamentos baseados em crenças e sim em análises. E elevar o nível de discussão com análises embasadas, excluindo opiniões pessoais sem fundamento.

5- Baseado no projeto Aristóteles do Google citado no Livro “Mais rápido e Melhor” de Charles Duhigg um fator extremamente importante para que equipes possam ter um bom desempenho e fluência nas suas relações são os valores pessoais da equipe, se a equipe tiver bons valores como respeito ao próximo, visão do coletivo, honestidade, a probabilidade de o grupo ter uma maior performance trabalhando em conjunto cresce exponencialmente.

6- Empatia sem dúvida é um fator extremamente importante, realmente entender o pensamento dou outro, mas se colocando no lugar do outro, tentando pensar como ele, e não somente entender o outro com a sua forma de pensar. Outro erro das pessoas é achar que têm empatia, mas continuam pensando com base nos seus próprios valores e formas de raciocínio sem buscar realmente entender o raciocínio do outro baseado nos valores e vivência deste.

7- Também muito importante é a humildade de entende que o ser humano é o único animal racional e que se diferencia por conseguir aprender um com os outros e isso é nosso maior dom, mas se a arrogância e orgulho for maior que a humildade podemos deixar de lado o maior dom que temos como seres humanos.

8 - Organização, saber onde cada um está posicionado, a tarefa de cada um e como essas tarefas se ligam com o todo. Como uma jogada de futebol, onde devem saber qual a posição onde cada um deve estar e o papel que devem exercer para atingir o resultado esperado.

9 - Boa comunicação e rápida para ter dinamismo de evitar erros replicados e resolver problemas rapidamente. Boa comunicação também para que a informações fluam e sejam integras para boa tomada de decisão, que deve acontecer conjunta ouvindo a opinião de todos e deixando com que todos argumentem, para que se possa aproveitar o máximo do conhecimento conjunto e experiências. Para isso ter uma metodologia que ao se identificar um problema se incentiva para que ele seja trazido a discussão e a solução em conjunto seja buscada é essencial.

10- Métodos pré-definidos para que se possa trazer toda a equipe para mesma página e para um mesmo planejamento assim como o mesmo padrão de qualidade.

11- O Uso de metodologias Lean e uso dos 5 “S” em gestão de equipes na prática traz um excelente desempenho, sendo esses: organização, limpeza, Saúde/Higiene, Utilização que está ligado a disponibilidade de informações, ferramentas e evitar desperdícios. E principalmente a Autodisciplina para seguir com decisões tomadas pelo grupo e ter o compromisso com o cumprimento dessas decisões.

12- Na prática do dia a dia é importante também entender que frases como – “Eu entendo minha bagunça”, “se eu consigo fazer ele que se vire”, “sou pago para fazer meu trabalho e não ficar ensinando os outros” são totalmente contrárias ao trabalho em equipe. Trabalhar em equipe é se preocupar com o sucesso do grupo e da empresa consequentemente que representa o grupo maior e auxiliar no quê for preciso para isso, é entender que para que você possa enfrentar novos desafios, seu trabalho deve estar claro para que outros assumam o quê você faz hoje ou possam te cobrir na sua falta por qualquer motivo que seja, assim como outras pessoas devem ser treinadas para fazer seu trabalho. Ou seja, se quando você não está as suas informações e processos não estão facilmente acessível a outros – Você trabalhou para você e não para equipe.

13- O Profissional hoje em dia precisa se atentar que as mudanças são muito rápidas e o mercado muito dinâmico e que o mesmo precisa compartilhar o quê sabe rapidamente e aprender novos conhecimentos rapidamente também, para que a as equipes possam acompanhar o crescimento das organizações assim como se manter competitiva mediante a concorrência de outras. Estamos em um momento de compartilhar e não guardar e se você ainda não aprendeu a compartilhar pois têm medo de ensinar o quê sabe para outro e perder o seu emprego, digo quê sua visão está muito atrelada ao presente e não ao futuro, a maior habilidade de um profissional nessa era da informação que estamos é aprender rapidamente e quem aprender mais e mais rápido vai continuar se destacando sempre. Claro não esqueça que não é só o quê você sabe e sim o quê você faz com que sabe, ou seja, ponha na prática seu conhecimento. Conhecimento não utilizado também e desperdício.


“Na prática o quê vejo acontecer para que o trabalho em equipe flua bem é que uma equipe deve ser planejada com um time jogando uma partida.”





 
 
 

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