top of page

PESSOAS, PROCESSOS E FERRAMENTAS - MAS FALE ALTO!

  • Foto do escritor: AirBPO
    AirBPO
  • 16 de set. de 2022
  • 3 min de leitura


Muitas abordagens de gestão trás o quê podemos chamar de triangulo de ferro, pessoas, processos e ferramentas. O Sistema Toyota é um deles trazendo a tona a importância de se ter pessoas capacitadas com metodologias bem definidas e fazer uso da tecnologia como ferramenta e diferencial.

Dentro da Airbpo e nas consultorias que prestamos a nossos cliente. levo o princípio de sempre buscar a melhor potencialização dos três fatores e dessa forma aprendemos algumas lições ao longo do tempo que gostaria de compartilhar:


PESSOAS - Para ter uma boa equipe achava que tinha que começar no recrutamento, mas com tempo percebi que o começo de uma boa equipe para depende de entender qual é o DNA do seu negócio, quais são os valores da empresa e de sua atual equipe, quais os requisitos da posição a ser ocupada para que atenda as necessidades da empresa e quais características o profissional precisa ter para poder se desenvolver e desenvolver a empresa para uma próxima etapa. Quero deixar claro aqui que esse é um processo de duas vias, onde primeiramente é necessário conhecer a empresa e seu perfil, para depois buscar o profissional que realmente tenha aderência a esse perfil e quê vá agregar ao futuro da empresa.

Uma vez que o profissional esteja dentro da empresa o mesmo precisa se sentir parte da empresa, tendo espaço para contribuir em decisões, poder ter voz, opinar, sentir que realmente ajuda a contribuir o futuro da empresa e ao mesmo tempo seu futuro dentro dela.


PROCESSOS - Para processos já citei em outros artigos algumas técnicas que ajudam muito na contrução de fluxos de processos seja a técnica de BPMN (Business Process Mapping), seja os 5S. Mas gostaria de citar aqui uma das bases da qualidade total e do ciclo PDCA que é realizar a tarefa com base em um plano, conferir e buscar melhorar a mesma, mesmo quando a tarefa foi realizada corretamente sem falhas, conferir o processo todo mas em cada etapa do mesmo e não no fim, para assegurar que não haverá retrabalho e se houver será o mínimo. A a produção empurrada como alguns chamam, conferindo etapa por etapa apesar de parecer mais trabalhosa, faz com quê se evite ter que refazer grandes sequências de processos, focando assim no processo em si e não no seu resultado final. Se o processo está correto a entrega vai estar.

Uma outra dica é: fazer melhor e mais rápido é o quê torna as empresas e pessoas cada vez mais produtivas e os processos são o caminho ou até mesmo um mapa para que se atinja o aumento de produtividade.


FERRAMENTAS - Hoje em dia, quando falamos em ferramentas, falamos em tecnologia. Usar de tecnologias existentes a partir do aprendizado das mesmas, conhecendo seu uso, sua forma de operar e quais são os avanços que estão por vir, ajudam tanto a empresa quanto o profissional a desempenhar melhor o seu papel, afinal não adianta dar um caro de fórmula 1 para quem não sabe pilotar, mas para quem sabe será um espetáculo. A tecnologia apesar de representar investimento para muitas empresas por outro lado também significa economia ao automatizar tarefas otimizando assim tempo, pessoal, diminuindo falhas.

Essa tríade têm como seu principal pilar as pessoas sem dúvida, pois são elas que precisam ter a disciplina e o conhecimento para criar e desempenhar processos seguindo sempre a melhor forma de executá-los, assim como são as pessoas que vão fazer uso das ferramentas e para isso precisam conhecer como devem utilizá-las.



MAS FALA ALTO - Falo isso pois não adianta ter excelentes pessoas, excelentes processos, excelentes ferramentas se isso não chega a percepção de seu cliente. É importante deixar claro para os cientes o porquê seu produto ou sua empresa é melhor que a do concorrente, ou independente de mostrar que é melhor, é necessário mostrar as qualidades que a empresa possuí, assim como seus produtos. Para isso é preciso fazer barulho, é preciso aparecer, é preciso estar onde o cliente está, seja no canais de mídia seja lembrando sempre seu cliente dos seus diferenciais em uma conversa. De um jeito ou de outro faça barulho, para quê todo o bom trabalho feito não fique no esquecimento e ara que seu cliente se lembre sempre o porquê ele te escolheu.

Um grande abraço e obrigado mais uma vez por acompanhar nossos artigos.

Jean Apolidorio

 
 
 

Comments


  • Whatsapp
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

© 2021 por Hey Now! l Todos os direitos reservados

bottom of page