top of page

Lucro vs Lucratividade

A lucratividade é baseada na receita líquida e na receita total de um determinado produto. Representa a receita das vendas. A lucratividade leva em consideração o lucro líquido e o investimento no produto. Ele marca o retorno sobre o investimento de longo prazo da empresa. A fórmula fica assim: lucro líquido ÷ receita total x 100.




Por exemplo, para obter o lucro líquido gerado por sua empresa, teríamos a seguinte conta: 3.000 (lucro liquido) ÷ 12.000 (receita total) x 100 = 25%. Basicamente, é como se a cada R$ 100,00 gerado, geraria R$ 25,00 de lucro.




Já a rentabilidade, é uma medida do retorno financeiro de um investimento, seja renda fixa ou um banco. A fórmula é: lucro líquido ÷ investimento no negócio x 100.




Por exemplo, uma pessoa usa um valor de 35 mil reais para abrir a própria empresa e o negócio passa a ter um lucro líquido mensal de 3,5 mil reais por mês. Nesse caso, sabemos que a rentabilidade mensal dessa empresa é de 10%.




Então de forma resumida, a lucratividade correlaciona o lucro líquido com a receita total do negócio, enquanto a rentabilidade correlaciona o mesmo lucro com o valor investido na empresa para descobrir se realmente vale a pena.




Mas a pergunta é: como isso impacta no seu negócio?


Além de saber como está a saúde da sua empresa, você consegue tomar decisões que impactam de forma positiva a mesma, melhorando o desempenho, fazendo com que ela não cubra só os gastos, custos e despesas, mas também que traga retorno de uma renda e crescimento financeiro.




Eai, a sua empresa está rendendo o necessário?

69 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page