Valuation
A resposta para o que é valuation está na própria tradução do termo em inglês, que significa avaliação de empresas. O processo visa estabelecer quanto uma empresa vale no mercado, determinando um preço por ela. Esse valor é utilizado na compra e na venda de ações na bolsa de valores, mas também pode ser utilizada metodologias para o mercado privado.
Valuation é um termo que em síntese, trabalha com as percepções que os investidores têm sobre a organização no mercado e está relacionado aos possíveis cenários que esse negócio pode ocupar no futuro.
O método, basicamente, é uma previsão do retorno sobre o investimento em ações. Para que um acionista compre ou invista em cotas, ele deve estar minimamente seguro sobre o lucro que pode obter com o passar do tempo. É disso que o valuation se trata.
Toda empresa pode ser avaliada com os mais diversos objetivos:
• vender uma parte para um sócio;
• realizar operações contábeis;
• verificar os resultados de uma transação, fusão ou aquisição;
• perceber os impactos de processos judiciais, entre outros.
Por isso, mais importante do que saber o que é valuation é conhecer seus benefícios para uma organização.
Utilizar essa ferramenta de análise de seu negócio tem vários benefícios, tais como:
• identificar as características que valorizam o empreendimento e a marca;
• entender o que pode fazer a empresa valer menos, atuando na correção desses aspectos;
• saber o real valor do negócio e quanto vale a pena investir no seu crescimento;
• ter uma estimativa segura sobre seu crescimento futuro, com base no seu histórico;
• negociar uma possível sociedade de maneira mais justa.